Conheça o Plano Municipal de Mobilidade de Maceió, uma iniciativa que visa melhorar a mobilidade urbana na cidade, promovendo um transporte mais eficiente e sustentável.
O Plano de Mobilidade Urbana de Maceió (PlanMobi) será o instrumento fundamental de planejamento para melhorar a forma como as pessoas se deslocam pela cidade nos próximos anos. Ele vai organizar propostas, investimentos e ações para garantir uma mobilidade urbana mais integrada, eficiente e justa para todas as pessoas.
Baseado nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), o PlanMobi será construído com estudos técnicos e, principalmente, com a participação da população maceioense, levando em conta também as características do território, a cultura local e a dinâmica de crescimento da cidade.
Maceió passa por transformações urbanas que exigem um novo olhar para seus modos de deslocamento. O crescimento da cidade, aliado à sobrecarga no sistema viário e à necessidade de aumentar a capacidade do transporte coletivo, traz impactos diretos na qualidade de vida da população.
O Plano de Mobilidade é uma ferramenta estratégica que ajuda a promover a integração entre os diferentes meios de transporte e orientar investimentos em infraestrutura de forma mais eficiente.
Maceió precisa planejar seu futuro com base em dados, participação social e soluções que valorizem as pessoas, o meio ambiente e a dinâmica real da cidade.
A elaboração do plano está sendo conduzida pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (IPLAN), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e outros órgãos municipais.
Veja as principais etapas:
A participação da população é fundamental. O sucesso do plano depende da contribuição de quem vive a cidade todos os dias.
A Prefeitura de Maceió trabalha na criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, que acompanhará e participará ativamente da elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do PlanMobi. Com representantes da sociedade civil e poder público, o órgão colegiado garantirá transparência, diálogo e construção coletiva de propostas para o enfrentamento dos desafios da mobilidade urbana em Maceió, alinhadas às necessidades da cidade.